Entre os muitos negócios que serão impactados pela crise do coronavírus, o setor varejista será um dos principais. Com a queda de circulação de pessoas e boa parte dos trabalhadores em home office o comércio e as atividades de prestação de serviços terão as atividades reduzidas consideravelmente ou até mesmo interrompidas, e com isso, o fluxo de caixa acabará afetado.
Nesta semana, o governador paulista, João Doria, anunciou o fechamento dos shoppings centers e academias na região metropolitana de São Paulo para tentar controlar o avanço da contaminação pelo vírus, facilitado pela aglomeração de pessoas.
Os centros de compras devem fechar obrigatoriamente a partir da segunda-feira dia 23 e permanecer fechados até a segunda-feira dia 30 de março, por enquanto.
Alguns segmentos podem até ter aumento de vendas, como farmácias e mercados e serviços de alimentação que façam entregas. Mas a grande maioria será impactada negativamente. Por isso, separamos algumas dicas para os empresários tentarem minimizar esses impactos.
Intensifique a comunicação nas redes sociais
Identifique as redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes e se comunique com eles por esses canais. Lembre-se que muitos usarão quase exclusivamente as redes sociais para se relacionar.
Mantenha o seu preço
Aumentar o preço é uma estratégia que se mostrou negativa em outros países com casos de coronavírus. Lembre-se do caso do vendedor que comprou uma grande quantidade de álcool gel para vender na Amazon, inflacionando o preço do produto, contudo, o marketplace acabou bloqueando o vendedor pelo oportunismo.
A crise atual pode até aumentar as vendas de alguns segmentos de varejo, mas lembre-se que esta crise vai passar e depois os clientes terão uma percepção positiva ou negativa de acordo com suas ações neste período.
Não espere ficar no vermelho
Analise agora o seu fluxo de caixa. Caso necessário, adiante-se e entre em contato com os fornecedores para renegociar prazos de pagamento. Caso não seja possível, é necessário desenvolver um plano de contingência para manter a saúde financeira do seu negócio.
Entre em contato com seus clientes
Comunique seus clientes sobre suas ações neste momento de crise e quais os canais que eles têm disponíveis para acessar os seus produtos.
Cuidado com o estoque
Não faça grandes investimento em compra de produtos para estoque. Utilize a cautela para se abastecer.
Peça ajuda Profissional
Muitos colaboradores não têm a expertise de trabalhar em home office, levando você a ter sérios problemas com a gestão administrativa e financeira do seu negócio.
Por isso, procure ajuda profissional para não deixar a sua empresa perecer durante essa crise do coronavírus.
A 6in7 tem experiência e ferramentas profissionais para realizar esses serviços de forma remota e eficiente, deixando a rotina da sua empresa otimizada e em pleno funcionamento.
Chama a gente no whatsapp (13) 97404-2145