Se você tem acompanhado nossas redes sociais, já sabe o quão importante é saber comprar!
Durante os últimos dias nós reforçamos a importância de um processo bem estruturado de compras, inclusive com dicas como: padronizar e estruturar seu modelo de compra, de modo que seja possível analisar sua necessidade de reposição dos produtos em estoque antes de iniciar qualquer cotação; ficar de olho em eventuais sazonalidades; e por último, abordamos a importância do controle de estoque, assunto já trazido pela 6in7 nas materiais anteriores – se você ainda não conferiu o artigo sobre estoque, não perca!
Para enriquecer ainda mais o conteúdo que tal mais dicas para organizar seu processo de compra?
- Seu processo de cotação não deve ter menos de três fornecedores, visando análise de preço e principalmente não deixar sua empresa refém de um único fornecedor, além de não ser bom para negociação, pode te trazer graves consequências quando o produto faltar;
- Estoques grandes não te levarão a maiores lucratividades! Embora exista algumas exceções dada a oportunidades de mercado, como grandes promoções ou verdadeiros achados, na grande maioria das vezes o ideal é trabalhar com estoque semanal ou quinzenal. Outra boa dica é criar alertas automáticos para quando seu estoque atingir uma quantidade mínima. Esse alerta deve ser por produto e serve para evitar um prejuízo quase invisível, chamado Ruptura;
- A Ruptura acontece quando você deixa de lucrar com determinado produto pelo fato de estar com o estoque de determinado produto zerado, porém, com demanda de clientes pedindo por ele. Portanto, entenda cada produto e saiba a sua média de vendas mês;
- Um grande segredo dos processos estruturados é a cronologia, determine os dias que seu departamento de compras se dedicará a tarefa de cotação e determine horário de atendimento aos vendedores;
- Assim como a 6in7, muitos fornecedores utilizam suas redes sociais para se comunicar com o mercado, por isso, fique de olho em eventuais promoções. Outra grande dica é fazer parte de grupos de transmissão;
- Lembre-se de homologar seus fornecedores, determine na sua região os de boa reputação e confiança. Embora com o E-Commerce os limites de regionalidade sejam questionáveis, nesse momento de isolamento em que passamos atualmente é fundamental apoiar o comercio e distribuição local. É momento de iniciar novas parcerias e reforçar parcerias já firmadas;
- Mesmo que você tenha fornecedores fixos, fique de olho no que o mercado oferece. Inclusive teste outras marcas;
- Olhar seu concorrente como um inimigo já saiu de moda há décadas! Isso mesmo!! Troque informações com seus concorrentes, utilize-se do conceito da economia colaborativa, e se for o caso porque não comprar de modo compartilhado? Pense no assunto e faça as contas, por exemplo, acerca da logística e custo de entregas de determinado produto, comprar junto pode ser economicamente mais viável para você e seu concorrente;
A 6in7 analisa e colabora, dentro de seus clientes, de modo ativo, o processo de compras, aplicando premissas básicas, como as que dividimos nas últimas postagens – se você ainda não segue o perfil da 6in7, comece agora @seisinsete!
E não se esqueça. Para que possa de modo simples e ágil utilizar-se dos seus dados de venda, produção e estoque, para determinar um padrão de compras devem utilizar-se de sistemas de gestão internas que tragam relatórios gerenciais dessa natureza. Há vários sistemas no mercado, o importante é que lhe ofereçam sugestões de compras, controle de estoque e ficha técnica!
Mesmo com todas essas dicas não conseguiu estrutura seu processo de compras? Fique tranquilo, entre em contato conosco!