Indicadores de eficiência

30/07/2020
Compartilhe

Você já deve ter ouvido falar em Peter Drucker não é mesmo? O pai da administração moderna dizia que “TUDO QUE PODE SER MEDIDO, PODE SER MELHORADO”, e justamente por concordar com ele, entendemos que os indicadores de eficiência devem ser aplicados cotidianamente em todas as empresas, independente do porte ou ramo!

Este assunto tem sido amplamente abordado em nossas redes sociais, inclusive, convidamos você para seguir o nosso perfil @seisinsete, pois lá são feitas postagens, diariamente, com dicas sobre gestão empresarial. fique ligado!

Nós da 6in7 entendemos que é fundamental acompanhar os indicadores de eficiência do seu Negócio para saber se seus esforços estão te levando para mais perto de seus objetivos, afinal, de nada adianta seu suor e dedicação se os esforços não te fazem progredir, é o chamado esforço cego!

Portanto, queremos reforçar alguns dos fundamentos e mostrar para que servem os principais indicadores de eficiência, para que você possa acompanhar se o seu negócio está ou não avançando conforme planejado. Entre os índices que destacamos estão:

CMV – Custo de Mercadoria Vendida – Como o nome mesmo diz, serve para identificar qual é o gasto da empresa sobre cada unidade de mercadoria vendida. Imagine vender seus produtos e obter um faturamento maravilhoso, mas depois de pagar seus custos e despesas mensais, descobrir que seu lucro não foi tão volumoso quanto o esperado? Essa situação que ninguém quer passar, que pode ser evitada ao acompanhar de perto esse índice.

Faturamento alto não é sinal de lucro alto, por isso, analise seus custos, tanto os fixos, quanto os variáveis, classifique-os corretamente, utilize um software de automação comercial para organizar as suas informações financeiras pois, você pode em uma dessas análises, descobrir que justamente aquele produto que sua equipe comercial não se dedicava tanto deve ser o foco do próximo período, por ter uma margem de lucro extraordinária!

LL – Lucro Líquido – Quanto irá sobrar no caixa da sua empresa. Ser um empresário não é fácil! É trabalhar de tantas formas e por tanto tempo que não se sabe mais definir quando se está ou não trabalhando, mas tudo isso deve valer a pena. Além de satisfatório monetariamente, deve ser um momento em que você empresário se sinta bem! Esse índice irá te mostrar se seus esforços estão sendo recompensados.

Se você trabalha muito e até se aborrece muitas vezes, deve ser recompensado, mas se no final do período medir seu LL e notar que conseguiria o mesmo percentual, ou até mais investindo seu dinheiro e fazendo ele trabalhar para você, bom… nesse caso deve tomar uma decisão muito importante!

Ticket Médio – Média de faturamento por cliente. Quanto cada cliente que consome na sua loja ou mesmo contrata seus serviços te faz faturar? é importante compreender esse número por alguns motivos, mas o principal é para saber se está dentro de uma proporção aceitável para seu mercado e o momento de seu negócio. Ao analisar que seu cliente está consumindo menos do que o ideal, você terá chances de compor estratégias de upselling ou cross seling. Se você não está íntimo com esses nomes fique tranquilo, aqui no blog logo, logo, teremos uma matéria sobre o tema. Aproveite e conte para gente se esse assunto te interessa!

BEP – Break-Even Point – É o quanto você deve faturar para empatar receitas e despesas. Sabe aquela linha que você deve passar e somente depois de ultrapassá-la é que significa ganhar dinheiro? Esse é o PONTO DE EQUILIBRIO! Esse índice te indicará que, se não faturar pelo menos o suficiente para arcar com seus custos, então aquela cor que nenhum empresário gosta nos relatórios financeiros, virá à tona, o vermelho!

LTV e CAC – LifeTime Value e Custo de Aquisição do Cliente – O LTV é o lucro que cada cliente te traz em média em um período, de preferência, calculado anualmente. Já o CAC, é o quanto você gasta em média para conseguir um novo cliente. Você consegue mensurar quanto cada prospect te custou até se tornar um cliente? O quanto investiu em publicidade, mão de obra de atendimento, tempo e dedicação para transformá-lo de um lead para um cliente? E depois de ter esse número, consegue comparar o quanto de faturamento esse mesmo cliente te trouxe, dentro do mesmo período? Bom, essa é a finalidade dessas duas métricas.

Compreender se os números estão proporcionais, ou seja, se esse cliente está custando muito caro em contra partida do que está gerando de lucro. Número importante para te levar a tomar decisões relacionadas ao seu funil de venda. Entre os clientes da 6in7 essa métrica é quase que obrigatória para compreender a eficiência do departamento comercial. E, se nesse momento você lê “departamento comercial” e acha que seu negócio ainda não está preparado para tê-lo, engana-se, entre em contato com nossa equipe e surpreenda-se em saber que qualquer negócio pode e deve ter um setor de vendas!

Gostou dos índices que separamos para você? Existem muitos mais, esses são os mais populares e linha de base na análise do seu negócio, mas dependendo do seu ramo de atividade ou mesmo seu momento de negócio, muitos outros devem ser utilizados. Essa é uma das tarefas que podem ser desenvolvidas dentro do seu negócio pela nossa equipe, afinal para nós o seu sucesso é o nosso negócio!

Fique atento as redes sociais e as novas materiais, e sinta-se convidado a nos sugerir temas ou mesmo nos contatar para ter mais informações, sem qualquer compromisso!

Compartilhe
6IN7Contato
6IN7 ASSESSORIA EM GESTÃO
ÁREA DE ATUAÇÃOEm todo Brasil
Map Footer
NORTE
NORDESTE
CENTRO OESTE
SUDESTE
SUL
SIGA-NOS6IN7 nas Redes Sociais
Conheça o DNA da 6IN7
6IN7Contato
6IN7 ASSESSORIA EM GESTÃO
ÁREA DE ATUAÇÃOEm todo Brasil
https://www.6in7.com.br/wp-content/uploads/2019/12/img-footer-brasil.png
NORTE
NORDESTE
CENTRO OESTE
SUDESTE
SUL
SIGA-NOS6IN7 nas Redes Sociais
Conheça o DNA da 6IN7

Todos os Direitos Reservados a 6in7 – CNPJ 36.390.633/0001-09

Powered by Agência Ativa9. Todos os Direitos Reservados.

Fale conosco pelo WhatsApp

Siga este site

Receba cada post novo diretamente na sua caixa de entrada.