Gerenciando o seu estoque nos tempos atuais de pandemia

27/05/2020
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O estoque tem um papel importante para o sucesso do negócio, ainda mais em época de crise. Com um estoque bem gerenciado você pode evitar que os produtos que mais vendidos fiquem em falta, e evita que acumule itens desnecessários.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas no online já registram uma alta de 30% na primeira quinzena de março. Dessa forma, o empreendedor precisa buscar soluções rápidas para conseguir se manter no mercado, e ter um estoque em dia pode ajudar.

Para você que não sabe como controlar o estoque e equilibrar as mercadorias, confira o conteúdo especial que preparamos, com dicas práticas

A importância do inventário

O inventário é do que uma tabela padronizada com todos os itens que compõem o seu estoque. Você pode personalizar essa ferramenta de acordo com as suas necessidades. Mas é interessante incluir alguns pontos básicos como: o nome da mercadoria, a quantidade em estoque, o valor e, claro, a categoria de cada uma. Categorizar as suas mercadorias facilita muito para entender qual tipo de produto mais sai.

O inventário permite que você:

  • Saiba quais itens e as quantidades têm em estoque de cada um
  • Preveja qual produto vai faltar e qual vai sobrar
  • Conheça mais o seu cliente e saiba quais os gostos e hábitos de consumo dele
  • Se planeje com antecedência
  • Evite prejuízos

Dicas de vendas para manter o estoque equilibrado

Cuide dos processos

Para evitar falhas e ter uma rotina clara a melhor forma é definir processos. Sempre que vender algo dê baixa imediatamente no estoque para que não haja confusão. Criar etapas para cada atividade evita o esquecimento e garante um estoque atualizado, impactando nas suas tomadas de decisões para fazer sua empresa prosperar cada vez mais.

Procure fornecedores que sejam parceiros

Certifique-se de que o seu fornecedor seja o parceiro ideal para o seu negócio e que realmente vai cumprir o que prometeu. Não adianta nada ter um estoque organizado se o seu fornecedor deixa você na mão quando você mais precisa. Um bom fornecedor pode tirar você do sufoco em situações inesperadas, como por exemplo, um rápido aumento na venda de um produto.

Cuide da publicidade online

Durante a pandemia do coronavírus comprar pela internet será a opção mais segura, pois isso divulgue seus produtos no ambiente on-line e incentive seus consumidores a utilizarem essa alternativa e evitar contato físico realizando as comprar de maneira virtual.

Reavalie meios de pagamento e envio

Durante a crise o dinheiro na mão tende a diminuir , por isso reavalie os meios de pagamento, trabalhe com a possibilidade de pagamentos no cartão e pagamentos digitais. Aproveite também para entender as opções de meios de envio que você oferece e diversifique-os, a fim de reduzir custos ou criar vantagens para o cliente, como entrega no mesmo dia.

Fonte: SEBRAE

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